segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Abinoã - Pessoas Inteligentes

Tudo começou há muito tempo, em uma história em que nada começa, eis que é o conto da vida e dos feitos de Abinoã. Ele era e sempre tinha sido um tigre que vomitava, e que vivia do jeito mais avacalhado possível, muito preguiçoso para pagar as contas e limpar a casa suja de vômito por todos os lados. Mas ele não encarava isso como uma coisa ruim, porque ser preguiçoso era a característica mais marcante das pessoas inteligentes; as pessoas inteligentes também tendem a ficar reclusas em casa para estarem sozinhas com sua própria genialidade, sempre se opondo às hordas de filisteus e ignorantes da rua; elas também têm pouca paciência para coisas, pessoas e situações chatas - não ter inteligência emocional também é um fardo das "pessoas inteligentes" por elas serem tão únicas e brilhantes. Como antes visto, as pessoas inteligentes são desorganizadas, mas isto é uma forma de expressão da inteligência - e elas não podem tirar tempo do cultivo como atividades de ver trailers de filmes no youtube ou vídeos de listas; ainda, as pessoas inteligentes bebem às 10 da manhã e limpam o pau na cortina - vale frisar, pessoas inteligentes preferem fazer autossexo, já que não tem ninguém do calibre intelectual delas.
Era com esse tipo de pessoa que Abinoã se identificava, tendo visto todas as coisas expostas sobre pessoas inteligentes em páginas como Fatos Desconhecidos e ContiOutra. Todo mundo precisa de uma referência moral como essas na vida; é isso ou signos do zodíaco na Terra da Rolagem Infinita, local onde Abinoã passava todas as suas tardes.
Tudo começou, agora não como dispositivo de narrativa mas como as coisas tiveram origem de verdade, quando Abinoã saiu na rua, e um sujeito parou com o carro perto dele, e perguntou: - "você, jovem com 18 anos, estaria interessado em saber 9 coisas inacreditáveis encontradas dentro de múmias ou a verdadeira verdade sobre Jack Estripador?" - a ganância por conhecimento se apoderou de Abinoã, e quando ele entrou a convite do motorista dentro do carro, mal desconfiava o tigre que seu mundo logo viria abaixo. Isso é claro, porque nós jovens somos o foco principal.
Abinoã guardava até então memórias foscas e reprimidas dos eventos subsequentes daquele dia, mas fato é que ele agora podia ter toda a verdade universal através de uma fórmula simples, elegante, de uma frase afirmativa seguida de uma imagem qualquer, porque as pessoas só acreditam no que elas veem, que podia dizer que um castelo aleatório na Europa era do conde Drácula de verdade, ou de ETs, com a legenda dizendo que a NASA finalmente confirmou a existência deles.
Nesse fluxo constante de informações no qual "nem tudo é verdade né, mas tem sim umas coisas verdadeiras né" - de coisas fáceis de digerir, tipo biologia freestyle sobre o ritmo do sono dos adolescentes ser pra acordar tarde, ou, que baixinhas produzem feromônios diferentes, era a melhor coisa para Abinoã conhecer o vasto mundo fora de casa através dessa fonte inesgotável de postagens. Os problemas do Universo não pareciam tão intimidadores pela dúvida com ela, e justo quando ela alcovitava as tendências antissociais de Abinoã nos posts das Pessoas Inteligentes, ele se sentia um iluminado que ia compartilhar aquilo que nem o otário que ele era, e as curtidas iam aumentar em número num ritmo alarmante, que nem células cancerosas.
Como se a Fatos Desconhecidos já não caçasse os likes de Abinoã o bastante, apareceu do nada na barra de rolagem de todo mundo a ContiOutra, que fala tudo que a gente precisa saber sobre pessoas inteligentes, que tem listinhas de hábitos pra se sentir superior aos outros boçais que curtem qualquer coisa, e falar com as plantas caso ainda não se sentisse superior o bastante.
Abinoã foi na deles durante muito tempo, avisando que ele devia ser excêntrico (ou seja lá o que isso é na concepção deles). E ele foi tão contra a maré que ele se juntou ao Estado Islâmico, mas um Estado Islâmico em que todo mundo rega, sem roupas, as plantas com quem conversam. O que não impediu ele de ser bombardeado pelas forças do Ocidente.

Epílogo: Ninguém nunca entendeu por que a página se chama Fatos Desconhecidos - talvez seja porque não tem fonte nenhuma e dá pra inventar na hora.

Moral: Tenha um computador merda que trava se você acessa qualquer coisa que você não precise estritamente no momento.

Sorte do Orkut: o brasileiro médio não é diferente do camponês da Rússia medieval com acesso à internet.